Suicídio.

Quadro Suicídio, de Édouard Manet


O suicídio é sempre tratado como tabu na sociedade em que vivemos, de modo que vezenquando volta na mídia toda essa discussão sobre esse fato social: "Suicídio é um ato de coragem ou de covardia ?". A realidade é que todos, pelo menos por um pequeno segundo na vida, já considerou essa possibilidade de o fazer; apesar de parecer mórbido, eu penso que seja bem natural esse pensamento de cessar uma dor desta forma.

Antes de qualquer coisa, devemos admitir que é um ato extremo tirar a própria vida, conseguir se auto-determinar tanto ao ponto de cometer suicídio para extinguir uma dor ou um pensamento recorrente. Imagine alguém negando o maior valor que cultuamos: a vida (ainda mais a própria) em detrimento de cessar algo. Pois é.

E várias pessoas durante os tempos já falaram sobre o assunto: Durkheim tratou este assunto como fato social, nos dando a noção sobre quem está mais propenso para cometer suicídio. Goethe em Os Sofrimentos Jovem Werther, narrou história de Werther, um jovem que não teve o amor correspondido e deu o fim em sua própria vida como resposta, de modo até que essa obra influenciou para várias pessoas fazerem o mesmo. Uma citação da obra para ilustrar:
"A natureza humana (...) tem seus limites: pode suportar a alegria, o sofrimento, a dor até certo ponto, arruina-se, porém, mal ele seja ultrapassado. Assim, a questão não é ser-se fraco ou forte, mas conseguir suportar a medida do seu sofrimento, seja moral ou físico. E acho tão estranho chamar covarde a quem põe fim à própria vida como a quem morre de febre maligna”."
Porém o caso que me deixou mais perplexo e pensativo, foi o do jovem garoto Vinícius Gageiro Marques, mais conhecido como Yoñlu na internet. Ouçam um pouco do trabalho dele:


Lindo, né? Vinícius tinha apenas 16 anos. Suas músicas já tocavam em alguns lugares da Europa e tinha uma certa popularidade na internet por causa das mesmas, porém nem isso amenizava as coisas que se passavam dentro dele. O seu caso teve uma repercussão grande devido toda premeditação que teve para executar e, com auxílio de pessoas anônimas da internet, ele o fez. Segue o link da reportagem da revista Época, chamada Suicídio.com; MUITO boa a reportagem, recomendo que leiam:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81603-6014-508-1,00-SUICIDIOCOM.html

E então voltamos para nossa indagação inicial: "O suicídio é um ato de coragem ou de covardia ?". Eu acredito que a dor de cada um só o mesmo entenderá e dirá medida de sua capacidade para suportá-la. Às vezes o que você pensa ser um motivo fútil, para outro é algo que corrói de modo tão certo e perturbador, ilustrando a morte como uma solução mais válida. Coragem.

Deixo para vocês uma música linda do Caetano Veloso, chamado Cajuína. E o próprio Caetano conta que foi feita para o seu amigo Torquato Neto, o qual cometeu suicídio nos anos 70.


E qual são as opiniões de vocês sobre suicídio ser ato de coragem ou covardia ? Qual ídolo seu já cometeu suicídio ? Enfim, deixem suas opiniões.

Texto de: @poserdadepre

4 comentários:

Jean Catanho disse...

Foda, uma amiga minha já tentou suicídio, na época eu fiquei triste por saber que ela tinha chegado naquele ponto, porém, o tempo passou e ela desistiu da ideia.

Anônimo disse...

Exelente...
O suicidio pela religião católica, é conhecido como um ato de covardia, e o espirito é levado para o vale dos condenados para ser torturados pelos demonios de lucifer.
Para mim, existe gente que faz isso, porque cansou da sua propria vida, é triste, mas é assim mesmo.
@RunawayTrain_

Anônimo disse...

Eu acho que é ao mesmo tempo, um ato corajoso e covarde.
Covarde por deixar as pessoas que te consideram aqui "sofrendo" e por não "enfrentar a vida" (não achei um jeito melhor explicar mais ou menos isso aheuahua)
E corajoso por se jogar ao desconhecido, de não ter medo da morte, não sei explicar bem.
Porém, Eu acredito que a dor de cada um só o mesmo entenderá e dirá medida de sua capacidade para suportá-la [2]
Ótimo texto. Ótima matéria também.
@paulagama

Joesmind disse...

@paulagama
Pois é, mas acho que esse sentimento que falam de "covardia" deveria ser trocado por egoísmo. Mas cada caso é um caso.

ass: poserdadepre

Postar um comentário